A caminho do mínimo

A caminho do mínimo

»»»»» A última grande obra, em tamanho e em qualidade, pintada por Rogier van der Weyden foi El calvario, que lhe ocupou sete anos (1457-1464), e se encontra hoje no Monasterio de San Lorenzo del Escorial. A dimensão da obra é índice do auge expansivo-vertical da arte sacra nesses meados do século XV. Similarmente, a dimensão expansivo-horizontal em Jackson Pollock é índice do auge do abstracionismo em pleno século XX. Pode acontecer assim em diversas artes, quando as condições históricas são propícias: os começos tentados e os auges pósitos: aqueles de dimensões modestas, caso das esculturas sacras dos séculos XII, XIII e mesmo XIV; estes de dimensões tendencialmente imensas, casos de Miguel Ângelo Buonarroti ou do citado Jackson Pollock, sem esquecer de os situar nos respectivos séculos. Entretanto tais auges, atingido um qualquer limite do possível, exaustão cultural, portanto histórica, são substituídos por outros horizontes de eventualidades.

El carvario, R. van der Weyden 001

»»»»» Esta última obra de Rogier van der Weyden surpreende pelo seu minimalismo em época tão pletórica de figuras e arquitecturas e paisagens, na representação de cenas bíblicas; época de que ele mesmo é um dos excelentes representantes.

»»»»» No tão abstracto calvário de van der Weyden, só há três figuras, com o Cristo no centro, na sua cruz. Obra de conceptual abstracção. O fundo é um inverosímil, inverificável, inhistoriável painel de azulejos vermelho-sanguíneo.

»»»»» Por quê este vermelho-sanguíneo, tão racionalmente contido em um largo painel quadrangular?

António Sá

[29.06.2015]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s