notas & noções.19

notas & noções.19                                                                                    

 

Paulo Ribeiro, A festa 001

»»»»» Na vida-dos-dias, os movimentos disfóricos assombram-nos e aterrorizam, e entretanto na criação artística há lugar para a euforia e a sensualidade. O efémero efeito ou essência efémera da euforia, no bailado A festa (da insignificância) (Paulo Ribeiro, 2015), pode ser metáfora do efémero-dos-dias.

»»»»» O efémero da vida-dos-dias foi espectacularmente e horrivelmente testemunhado nos atentados em Paris, na noite de treze de novembro deste ano de dois-mil-e-quinze. Foi uma efeméride no sentido de acontecimentos que fazem história nos dias; e no sentido de efemeridade, assinalando quão passageiros são o momento e as vidas-humanas-no-momento. Efeméride imaginada e executada por seres disfóricos, em guerra com outros seres da sua espécie, guerra contra si-mesmos. Utilizei a palavra imaginada para a dita efeméride, e foi com um arrepio que a utilizei. Com um arrepio devo conceber e conceder que haja seres humanos a imaginar e a planear situações destas. Há evidências que se me impõem sempre com surpresa.

 

»»»»» Nota explicativa:

»»»»» Na noite do dia treze acompanhei, por três ou mais horas, e na tarde do dia seguinte outras mais, as imagens e as informações televisivas sobre os atentados terroristas em Paris; na noite do dia catorze assisti à apresentação da referida coreografia de Paulo Ribeiro, celebração da vitalidade e da alegria, nos antípodas do ódio e da intolerância, mas, concomitante ao cenário, à construção musical e à evolução dos corpos em situação-de-dança, toldava-me a memória-recente esse muito outro movimento-para-o-horror.

 

António Sá

[16.11.2015]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s