notas & noções.20

notas & noções.20                                                                                    

 

»»»»» Sou fã, por razões que a minha razão desconhece, de Madonna, de Rihanna, de Lady Gaga, entre outras e outros, como Sam Smith, por exemplo, e não porque ele seja gay, mas porque aquele domínio-potência vocal me remove de mim (Writings on the wall).

»»»»» Sou fã, por razões que a minha razão conhece, de Lana del Rey. Como, muito antes de a ouvir, era fã de Marlene Dietrich, de Peggy Lee, de Chavela Vargas, de Françoise Hardy, de Jane Birkin, de Marianne Faithfull. Nunca me canso de ouvir o grão de voz enrouquecido-esgaçado de Chavela Vargas e de Marianne Faithfull. Assim como não me canso da luminosa limpidez vocal de Peggy Lee.

»»»»» Ser da ocidentalidade passa por estes fanatismos. E não refiro sequer grupos musicais de que sou fã, fanatismos não absolutos, antes tranquilos; não refiro grupos musicais — um leque muito ecléctico, que inclui tanto grupos como cantores, alguns deles gay ou relativos. Por muito que me pareça errado o que fez, antes de Obama, a administração estadunidense no Médio Oriente, ser ocidental passa por estes irracionais-racionais gostos da música popular-urbana, mesmo a mais banal, sem culpas nem complexos de aproximações ao kitsch (Lady Gaga).

»»»»» Mas, observação última, listei artistas que não fazem parte do universo da canção anglo-saxónica: Chavela Vargas (mexicana), Françoise Hardy (francesa), Jane Birkin (anglo-francesa). Também observo que, se Marlene Dietrich é um ícone insubstituível do star-system hollywoodiano, os seus começos, com Joseph von Sternberg, foram na Alemanha pré-nazi, e que parte do seu clássico repertório é cantado na densa língua alemã.

 

António Sá

[17.11.2015/21.11.2015]

 

Leave a Reply

