Desatino 60

Desatino / 60 [Estratégias felizes]  

 

»»»»» Há insectos que, sentindo-se muito ameaçados, desistem da fuga, fingem-se mortos. Estratégia inteligente para um insecto, ao nível do mais elevado quociente.

»»»»» Nas lutas ferozes entre mamíferos machos, o mais fraco ou mais entrado em aniversários abandona o terreno de luta, cede a vitória ao macho mais poderoso ou mais novo. Estratégia inteligente, que aos idosos lhes assegura a sobrevivência na velhice, ainda que sem pensão-de-reforma.

»»»»» Estas são estratégias felizes, há outras pode-ser que mais sofisticadas, mas não-menos felizes. É a estratégia de um jogador de futebol de um clube de topo, não digo qual clube para não ofender susceptibilidades. Esse jogador, comentado por um comentador, pleonasmo este inspirado nos milhares de pleonasmos diários em conversas televisivas; tal comentador, jovem aliás ponderado e sensato; tal comentador comentou que o tal jogador seria um profissional sem grandes recursos em-campo, sobrevivendo embora num grande clube. Tal jogador seria tendencialmente passivo, “espera o contacto físico do adversário”, nas palavras do comentador. Ou seja, ele não disputa a posse da bola, espera que o adversário o abalroe ou empurre. Estratégia inteligente porque, ao ser abalroado, diz o comentador:

»»»»» — Ele cai, e depois fica à espera que aconteça alguma coisa.

 

»»»»» Nota explicativa para o leigo em futebol: aquilo de que jogador visado fica à espera, é que o árbitro, ao vê-lo cair, assinale falta ao adversário.

»»»»» Nota informativa: o comentário em causa foi produzido na SIC notícias, durante o noticiário das doze horas do dia 22 de novembro de 2015.

 

António Sá

[22.11.2015]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s