Distracção 55

Distracção / 55 [O corte de relações]

 

»»»»» Há tempos que não via o melhor filósofo, nem no seu jardim nem arredores… pensei alguma vez que estivesse hospitalizado ou pior… Mas encontro-o numa rua distante, com melhor aspecto, e saúda-me e diz-me, à queima-roupa, que está a dormir no Pavilhão ali perto… e faz-se-me luz: ele está a ser protegido pela intenção e atenção piedosa da Câmara Municipal, que vem disponibilizando instalações camarárias para os que dormem na rua, nestes dias em que as temperaturas desceram a pique. Não só lhes dão tecto, no Pavilhão Multiusos, como os alimentam com uma refeição diária… daí o melhor aspecto do melhor filósofo. E embora lhe fuja, sempre que posso, agora a piedade camarária inspirou-me súbita piedade por tão bom filósofo tão desvalido. E eu, que costumo achar excedentária a sua opinião, apressei-me a indagá-lo sobre aquele gajo que toma hoje posse enquanto presidente, lembrando-me das últimas conversas que havíamos tido no jardim:

»»»»» — Então como encara a ascensão do senhor Donald à Casa Branca?… Está triste, acredito…

»»»»» — Nem triste, nem alegre… — disse ele, circunspecto. — Encaro isso desprendidamente como um acidente, dos muitos a que o mundo está sujeito, e em relação ao qual nada podemos…

»»»»» E após uma pausa solene, espetando a barba contra o vento frio, acrescentou, soberano:

»»»»» — Quanto a mim, cortei oficialmente relações com os Estados Unidos da América… e agora, fazendo apelo ao meu estoicismo, espero tudo o que venha, com ânimo igual e tranquilo…

»»»»» Palavras sábias, pensei, afastando-me sem ousar despedir-me da sua figura enorme e estática, barba hirsuta, olhos em alvo, pose de oráculo secular.

 

António Sá

[20.01.2017]

Leave a Reply

