notas & noções 4 (2ª série)

notas & noções 4 (2ª série)

 

sobre o “sentido” e as leituras adolescentes

»»»»» Não ressinto, enquanto falta, a ausência de “sentido” de tudo o que existe, enquanto existe, mas antes o considero ambiente natural humano em que tranquilamente me movimento, líquido amniótico.

»»»»» Acaso me foi assim sempre? Desde a adolescência que fui definindo um “sentido” para-mim, para o meu percurso: a escrita criativa. Despertou-me fortemente para isso a leitura da tradução portuguesa do romance-diário A náusea, de Jean-Paul Sartre. Teria os meus dezasseis anos, e li essa obra na tranquila e bem iluminada Biblioteca Municipal de Nova Lisboa, Huambo, em meados dos anos sessenta do século XX. Escrevo “fortemente”, porque já antes me sentira estimulado pela leitura dos deliciosos diálogos de Os desastres de Sofia, da Condessa de Ségur; e a leitura de uma novela de que lembro o título, Em pleno azul, mas não lembro o nome da autora, portuguesa esta; e enfim, na dita biblioteca, a leitura de uma biografia de Antoine de Saint-Exupéry creio que de André Maurois, e muito me empolgou a vida do “piloto de guerra”; e logo, em contexto liceal, a incursão em L’île des pingouins, de Anatole France, leitura já no francês original. Mas a leitura devastadora foi mesmo a do romance-diário sartriano: fiquei num torpor psicológico, uma primeira experiência do que hoje se chama depressão, e a que eu à época não sabia dar nome, cuja duração contabilizei em catorze dias, não sei por que assim contabilizei. Entretanto fazia a minha vida escolar e familiar cotidiana, força do hábito, embora a minha cabeça estivesse habitada pelo fantasma do nada que o livro me convocara e em que me deixara.

 

 

 

 

 

 

»»»»» NOTAS:

»»»»» 1) Li Sartre numa edição da Europa-América, 1964, com uma belíssima capa avermelhada, em tradução de António Coimbra Martins.

»»»»» 2) Dos outros livros referidos, não sei nem lembro a edição em que os li, excepto a obra de Anatole France, edição da Le Livre de Poche.

 

 

António Sá

[01.01.2017/07.01.2017]

 

Leave a Reply

