Pluriplicante 1

Pluriplicante 1 (… sobre identidade)

Esboços pluriplicantes das razões e desrazões, dos retratos e desretratos dos cotidias.                                                          

 

 

»»»»» A respeito da identidade individual, transcrevo este passo de Alice no País das Maravilhas:

 

»»»»» Durante algum tempo, a Lagarta e Alice olharam-se em silêncio. Por fim, a Lagarta tirou o cachimbo da boca e perguntou-lhe numa voz lânguida e sonolenta:

»»»»» — Quem és tu?

»»»»» Não se pode dizer que fosse um princípio de conversa encorajador. Alice respondeu timidamente:

»»»»» — Neste momento, nem sei bem, minha senhora… Esta manhã, quando me levantei, sabia quem era, mas já mudei tantas vezes desde então…

»»»»» — O que queres dizer com isso? — perguntou a Lagarta com rispidez. — Explica-te!

»»»»» — Receio não poder explicar-me melhor, minha senhora, porque eu não sou eu, percebe? — disse Alice.

 

»»»»» Divertidíssimo, este passo, como todo o entrecho do livro. Alice sabia quem era quando estava em vigília, no seu ambiente familiar, mas agora está em ruptura consigo mesma: “eu não sou eu”, e tal acontece devido às mudanças que sofreu. Bernardim Ribeiro (século XVI) tem um belo poema em que não se reconhece a si mesmo, devido às mudanças emocionais. Aqui, Alice sofreu mudanças físicas bruscas, e foi o que aconteceu a Gregor Samsa, personagem de A metamorfose (Franz Kafka), que de humano se transformou num enorme escaravelho.

 

 

»»»»» [Referência bibliográfica: para o passo transcrito, utilizei a tradução do livro de Lewis Carroll por Maria Filomena Duarte, editada nas Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1988.]

 

 

António Sá

15.08.2017

 

Leave a Reply

