Pluriplicante 3

Pluriplicante 3 (… sobre “empowering”)

Esboços pluriplicantes das razões e desrazões, dos retratos e desretratos dos cotidias.                                                          

 

 

 

»»»»» Alguns comentadores convidados, esta última semana, por Anderson Cooper, que mantém um forum diário na CNN, utilizaram o termo empowering, para definir o reforço de poder de que são investidas organizações como a Ku Klux Klan pelas posições e declarações de Donald Trump, não só as produzidas recentemente a propósito dos acontecimentos de Charlottesville, mas também as que produziu ao longo da sua campanha eleitoral. O facto é que, neste século XXI, duplicou o número de organizações racistas e supremacistas nos Estados Unidos da América, sendo hoje quase 900, segundo uma notícia da edição de 19 de agosto do semanário Expresso.

»»»»» Embora de menor impacto noticioso, outro empowering está no entanto em curso noutras coordenadas do planeta, onde se situa a nação turca. Um empowering mais sistémico, instituído por um ministro de Erdogan, que consiste na introdução do estudo da jihad, como parte da lei islâmica, nas escolas secundárias. De um Estado que era de matriz laica, passa-se, por um acto legislativo, a um Estado de religiosidade obrigada, com aumento da carga horária de Religião e Moral e com salas de orações, aproximando-a do padrão civilizacional da Arábia Saudita. Este estudo da jihad faz-se em detrimento do estudo da Teoria da Evolução darwinista. Diz o ministro legislador que a Teoria da Evolução é irrelevante, além de ser demasiado complexa para o entendimento dos alunos. Irrelevante por um lado, complexa demais por outro: tal argumento parece-me algo contraditório… mas talvez não seja para ser coerente ou racional…

 

 

 

»»»»» Nota: as informações acima utilizadas constam de duas notícias impressas na edição do Expresso de 19 de agosto de 2017: “Neonazis à boleia de Trump”, assinada por Ricardo Lourenço; “Jihad substitui Darwin”, assinada por José Pedro Tavares.

 

 

António Sá

20.08.2017

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s